segunda-feira, 24 de abril de 2017

Sentimentos que "Só nos olhos se podem ler"!





“As palavras proferidas pelo coração não têm uma língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler.” – José Saramago

Ontem pelas 18 Horas, realizou-se em Portugal um evento desportivo que vai muito mais além de futebol.
No Estádio Dom Afonso Henriques o jogo entre os rivais Vitória Sport Clube e Boavista Futebol Clube, não iria ficar marcado pelo resultado, pelos golos, lances ou pelas defesas de um ou outro guarda-redes, não iria ficar marcado pela bola que foi parar à bancada após um remate desenquadrado de Marega ou de Iuri Medeiros, não iria ficar marcado pela substituição de Hurtado por Celis, pela arbitragem de Carlos Xistra, mas iria ficar marcado pelos adeptos.

Mais de 24 Mil encheram as bancadas para apoiar os seus clubes, para mostrar que em Portugal ainda há bem viva a tradição do apoio ao clube da sua terra, ou para mostrar ao país que existem grandes clubes com grandes massas associativas para além dos “3 grandes” de Portugal.

Antes do apito de Carlos Xistra dar o início de um espetáculo musical que entoa pela bancada fora e proporciona momentos de tal grandeza, já os adeptos faziam-se ouvir e entoavam a bom som a sua paixão, coreografavam e mostravam a grandeza que um clube pode ter se tiver os seus com ele.

Ao minuto 31, foi substituída a música por uma tremenda salva de palmas para Diogo Gomes que falecera à um ano atrás, numa homenagem em que ambas as claques, quer de um clube quer do outro, se “juntaram” por um minuto de respeito pelo nosso jogador, um atleta que partiu cedo demais e que não irá morrer, pelo menos nas nossas cabeças, enquanto permanecermos por cá.

Mas não iria ficar por ali, quando achamos que nada mais pode acontecer em Guimarães, no Estádio do Vitória Sport Clube, eis que “As palavras proferidas pelo coração não têm uma língua que as articule, retém-nas um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler”, tal como escrevera Saramago, eis que só os olhos conseguiram ler o espetáculo em que um coro de adeptos vimaranenses ao longo das bancadas preta e branca deram e que encheram cada pessoa do clube da sua terra com orgulho em apoiar o seu clube, estou certo.

O Vitória tem uma massa associativa fantástica, que engloba várias gerações, que proporciona à Liga Portuguesa um outro olhar visto de fora e que nos faz acreditar que o futuro pode ser melhor.

Os 54 pontos que tanto falei estão agora garantidos e o Vitória está praticamente apurado para a Europa, pelo que, no próximo ano estes adeptos vão poder continuar a engrandecer um clube que tem tudo para ser ainda mais grande do que já o é (Para mim é o maior, mas sou “suspeito” para o dizer) e mostrar a todos que é possível contrariar e encher estádios para além dos 3.

Que bonito era que todos os fins de semana os estádios estivessem sempre assim, é que ali há sentimentos que só mesmo nos olhos é que se podem ler…

#Continuamos_Resistentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário