quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Dourado, "O Ceifador"



Está a decorrer uma votação no atleta do ano na página Reino Vitoriano da qual sigo.
A questão que nos colocam é de resposta díficil e não sei ao certo qual o jogador que se destacou mais em 2016 no nosso Vitória.
Poderia dizer que quem se destacou mais, como sempre, foram os adeptos, que mal ou bem estiveram sempre lá para apoiar o clube em mais uma época que as coisas não correram tão bem.
Contudo, arrisco-me a dizer que para além de Cafú, dá-me algumas saudades de ver Henrique Dourado a degolar nos seus festejos e a ser matador com o pouco que tinha, já que é diferente ter Marega, Hernâni ou Raphinha e Hurtado nesta forma (não menosprezando Soares, um grande ponta de lança) do que ter, Licá e Valente bem como Otávio, que apesar de tudo era o "menos mal" da equipa para trabalhar.

Entendo assim que Dourado, era um jogador aguerrido, com uma capacidade extrema de facturação caso não houvesse "lacunas" por demais evidentes como houve a época passada.

Foi também Dourado, que mostrou as portas de uma possível entrada na Liga Europa o ano passado ao Vitória, a bom da verdade o atleta brasileiro era imponente na área e para quem veio como um emprestado, receber elogios de vários treinadores e a demonstração de interesse de alguns clubes portugueses bem como, internacionais, fez-me crer que não seria possível ter este ponta de lança mais que uma época.

De momento e para quem não acompanha o futebol brasileiro, continua a facturar por lá, mas estou certo, que o sangue e veia goleadora do mesmo, será vísivel aos olhos de alguns clubes que o tentaram contratar em breve.

O impossível retorno ao Vitória, obriga-me de imediato a dizer que poderá ir para um dos rivais mais acima na tabela, mas em bom da verdade, admito que gostaria bastante de o ver degolar novamente de Rei ao peito.

Grato, é o que posso dizer pelo que fez em 2016 pelo nosso clube, obrigado "Douradão"!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Trabalhos de casa!



Depois de 14 Jornadas da Liga o Vitória ocupa a 5º Posição em igualdade pontual com o Sporting de Lisboa e a 2 pontos do atual 3º Classificado Sporting de Braga, numa posição europeia a equipa de Pedro Martins tem realizado um bom campeonato, sendo que a derrota em Tondela e o Empate em casa perante o Chaves poderiam colocar a equipa num outro patamar.

As nomeações da LPF vão sendo algo regulares, já que só Fábio Veríssimo já apitou por 3 vezes a nossa equipa e Carlos Xistra e Hugo Miguel soaram o apito por 2 vezes.
Já tivemos um pouco de tudo mas a verdade é que em 14 jornadas, 7 foram apitadas pelos mesmos árbitros.
Mais que isso, vem aí um jogo importante em Arouca, visto que uma vitória dos conquistadores poderá dar 6 pontos de vantagem (caso ganhe e o Chaves vença também o jogo de hoje com o Estoril).

Pois bem, o árbitro em “sorte” para apitar este jogo foi Carlos Xistra, aquele senhor a quem chamo de “Steve Wonder”, não porque canta bem mas sim porque acabou por ser “cego” o suficiente para não marcar 3 Penalties o ano passado no Dom Afonso Henriques, perante o Benfica de Lisboa, o que me causa alguma desconfiança, visto que, se Hurtado e Soares virem amarelo somam o 5º e isso inibe-os de participar no jogo com o Benfica.

O mesmo é um dos 4 árbitros que para mim e depois do que já fizeram com o nosso Vitória que poderiam ser afastados das nomeações ao nosso clube (os outros três são, Capela, Paixão e Soares Dias por razões que muitos se devem lembrar).

Carlos Xistra vai ter que encarar o jogo de forma serena e tem duas missões importantíssimas pela frente para ajudar e cooperar com uma das 3 equipas de milhões que se vêm gregas para ganhar às equipas de tostões, dar um amarelo a Hurtado e o outro a Soares para os impedir de jogar com o Benfica de Lisboa no Dom Afonso Henriques.

Hugo Miguel, cumpriu ontem a sua parte bem como Pizzi que sendo expulso poderá jogar com o Vitória.

Nestes pequenos pormenores, porque são os pormenores que contam bem como as mãos que não são assinaladas, o Benfica de Lisboa é um clube exímio no seu trabalho e Vítor Pereira também o é.

Já agora arriscar-me-ia a dizer que se o Vitória ganhar em Arouca (porque pouco importa para mim o resultado, felizmente sou adepto do amor ao clube) é bem possível que o nomeado para o jogo do Dom Afonso Henriques seja um destes dois senhores, Artur Soares Dias ou Bruno Paixão sendo que deverá mesmo avançar o 1º para arbitrar esse jogo.

Estas nomeações a dedo e com TPC´s bem feitos são apenas um dos exemplos da seguinte frase “são 11 contra 11 e no final tem que ganhar o Benfica de Lisboa”.

A ver vamos...

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Da "loja" do Mestre Martins!


E depois de um jogo complicado perante o Boavista e a meio da semana uma vitória “magra” perante o Vilafranquense, em que Hernâni saiu na mó de baixo, pedia-se uma resposta positiva e ambiciosa aos nossos conquistadores com um estádio bem composto a um domingo, final de tarde.

Numa primeira parte em que a segurança defensiva de Konan e um dos poucos remates à baliza da partida deu em golo (João Pedro) o Vitória Sport Clube demonstrava mais uma vez os mínimos perante de uma equipa que foi à procura do ponto, como já é costume acontecer contra o Vitória SC em Guimarães.

Pedro Martins mais uma vez foi fundamental na manobra e estrutura da equipa e viu isso mesmo, que era um Vitória adormecido em campo após o golo.

Reagiu e deu instruções mais que claras, ao ataque dizia ele, com a colocação de Hernâni que ficara no banco e também de Bernard para as saídas de David Texeira e Hurtado (o último devido a lesão)!

A verdade é que acabaríamos mesmo por sofrer o golo da igualdade.

Contudo, houve uma reação imediata, de como quem não tem papas na língua e após uma boa jogada de envolvimento de um dos laterais (no caso, na ala direita) por Bruno Gaspar, Raphinha apareceu na zona de penálti para concluir com um extraordinário golo!
E aí as aspirações dos de Setúbal foram por água abaixo, o Vitória acelerou, o público reagiu, o Vitória voltou a marcar pelo esforçado Hernâni que para além de marcar um golo de belo efeito, voltou a ganhar autoestima e confiança para o que mais há para vir.

Este Vitória necessita rapidamente de não deixar fugir alguns dos atletas que estou certo serão cobiçados no mercado de inverno e se os deixar ir, vai ser necessário repor a armada vitoriana com pedras que encaixem da mesma maneira, um erro que foi cometido no passado, não pode voltar a ser cometido no futuro!

O Vitória dirige agora todas atenções ao Arouca, uma equipa complicada mas se eles têm Jorginho, nós temos uma equipa, mas mais importante que isso, temos adeptos também.

Destaca-se neste jogo que os 3 golos foram de belo efeito e excelentes para três pedras de Pedro, Hernâni pelo que já referi, Raphinha que ultimamente notava-se um decréscimo e João Pedro para a época que tem vindo a realizar!

Konan, fixou lugar na esquerda e aguarda-se mais novidades sobre Tiquinho que faz falta no ataque apesar de gostar da raça de Texeira!

Não se pode deixar aproximar o Rio Ave e se possível deveremos colocar a máxima pressão no Sporting de Lisboa e no Braga.

Vamos Vitória, continuamos resistentes!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O "Caso" Hernâni (Começam a ser "casos" a mais!)


Até há bem pouco tempo atrás, os adeptos do Vitória Sport Clube podiam intervir ativamente nos treinos do Vitória, assistir aos mesmos, havia treinos de porta aberta para que houvesse uma maior interação entre os adeptos e massa associativa vitoriana em redor do seu Vitória.

Começou e infelizmente a ser hábito, ter que efetuar este tipo de textos, pelo que pela 3ª vez esta época, um dos seus atletas (este que já foi contratualmente ligado ao clube) decidiu dirigir-se aos adeptos do Vitória Sport Clube de uma forma desrespeitosa.

Hernâni neste caso teve também, mais uma atitude indigna para o símbolo que leva todos os dias para o campo e que diz representar com grande carinho.

Ouvi e vi vários comentários (uns favoráveis, outros contra) e questiono aos favoráveis em primeira instância se gostam que vos desrespeitem? É óbvio que todos erramos, tomamos atitudes a quente, não temos por vezes noção dos nossos atos.
Contudo, quando me levanto todos os dias e chego ao meu trabalho, no meu local de trabalho tenho que controlar os meus sentimentos e dar o melhor de mim em prol do que represento, porque no final do mês quem lhe paga o salário são também os adeptos, são os sócios e esses sim, podem mostrar a sua insatisfação, sendo ou não injusta.

Hernâni tal como Marega têm de compreender o que aqui se impõem, têm que saber que para além deles está o seu empregador e no caso, mais importante que isso, os adeptos e associados e o símbolo que carregam.

Nós (Vitória) não somos um clube qualquer, os adeptos do Vitória, não são uns adeptos de circunstância, são adeptos regulares que mesmo com as suas dificuldades, acompanham o clube e o apoiam incondicionalmente!!

O Vitória Sport Clube tal como os empreendedores deste país, não precisam de empregados que não saibam estar no seu local de trabalho, existem milhares de atletas e adeptos que gostariam de carregar o símbolo do Vitória ao peito e mesmo que as coisas não corressem bem, fossem enxovalhados, não teriam este tipo de atitudes.

Ao contrário de Marega a atitude de Hernâni foi de imediato um pedido de desculpas publico e um sublinhar desse pedido de desculpas via rede social, mencionando também que podem dizer o que quiserem de si mas não dos seus e até aí vou compreender essas palavras mas a atitude tanto de um como do outro, não é compreensiva mas sim repugnante e passo a explicar porque:

Meus caros amigos, cada vez que Marega ou Hernâni marcarem um golo enquanto estiverem no nosso clube podem acreditar que não irei festejar, não o irei celebrar, é um golo do Vitória sim, mas é um golo de um atleta que quanto a mim desrespeitou tudo aquilo que defendemos ao longo dos 94 anos de história do nosso clube, que defendemos com unhas e dentes e que damos se for preciso a nossa VIDA!

O respeito ganha-se com atitudes, com ambição, com alma e com atitudes positivas, as atitudes negativas não são bem vindas, isto é o VITÓRIA SPORT CLUBE, não é um clube qualquer!!

Se fossem outros tempos e as portas fossem abertas aos associados e adeptos, talvez eles compreendessem um pouco mais o emblema que enverguem todas as manhãs…nós não amamos o clube, somos loucos por ele!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Uma chapada de luva Preta e Branca!


Após os incidentes no tunel do Bessa o Vitória voltou a alcançar uma Vitória no reduto adversário.
Isto é o mesmo que dizer que não há uma sem duas...e não há duas sem três, visto que é a terceira vez seguida que os Conquistadores conseguiram sair vitoriosos sobre os panteras.

Mas mais que isso, foi uma chapada de luva branca.

O Vitória não só ganhou como Hurtado voltou a bater um livre para dar a vitória, um replay perfeito do que se tinha passado na Taça de Portugal.
O guarda-redes do Boavista que tinha sido um dos principais protagonistas dos maus exemplos do jogo da taça não teve mais que o merecido bem como Tengarrinha que foi autenticamente atropelado por Hurtado durante o jogo, fruto de uma "revolta" de futebol protagonizada pelo peruano que aos poucos vai caribamdo um lugar essencial nas escolhas de Pedro.

Pedro que continua a ter nas suas escolhas, uma mão acertada e correta, não só pela estreia de Konan, que pese embora o nervosismo da iniciação, fez um jogo que lhe garantiu a luta na esquerda, como, Marega que voltando ao 11 teve um papel essencial na manobra ofensiva da equipa.

João Pedro que tinha sido outro dos protagonistas no último encontro mostrou também que o sangue vimaranense lhe corre nas guelras e vai, nadando como um peixe, ao longo do campo!

Miguel Leal que mostrou um cachecol em todo o jogo do Boavista hoje deverá pensar que não se deveria meter assim com os conquistadores, bem como, os dirigentes dos panterinhas...é que quem se mete com o Rei acaba por se dar mal...e foi o que aconteceu, a lei do mais forte imperou.

O Vitória segue agora rumo a um jogo importantissímo nas aspirações de Pedro, rumo a um tãoi desejado Jamor que com categoria e acerto o Vitória tem de tudo para lá chegar outra vez e ganhar a prova, não fosse o "peito em riste" e o nosso lema "sempre e mais alto não será demais!"

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Agressões e Multas!

Caricato!
Depois das agressões a que o jogador Miguel Silva foi alvo (porque sejamos sinceros, até hoje não houve imagens dos tuneis do Bessa) o que podemos concluir é que a Liga gosta e tem um carinho especial em multar e suspender o Vitória e os jogadores do Vitória.

Tengarrinha, que sacudiu a mão num soco dado a Miguel, não foi punido até hoje com a suspensão preventiva ou com a punição de um sumaríssimo e vai continuando a jogar a seu belo prazer.

Idris, cumpriu os seus jogos de suspensão, tal como Miguel após as alegações feitas pelo árbitro da partida no relatório de jogo, bem como dos dirigentes da Liga, mas a verdade é que o único ato que até hoje foi mostrado com imagens, foi as agressões físicas dos jogadores do Boavista ao Guarda redes do Vitória e a "agressão verbal" do jogador do Vitória para com os adeptos do Boavista.

Quanto ao jogo do Vitória SC - GD Chaves, a liga multa o Vitória SC em mais de 8 mil euros, sim perceberam e leram bem, 8 MIL EUROS!

Segundo a Liga este valor remete-se ao código C 12131 que penso ser equivalente ao arremesso de objetos para dentro do recinto desportivo (não tendo a certeza porque não há nenhum regulamento no site oficial da Liga que explique ao pormenor qual é a base destas letras), algo que nenhum clube pode controlar e como todos devem saber, o clube é o menos culpado neste tipo de situações, visto que não pode controlar a sua massa associativa sem ser pedir calma...Mas calma é coisa que começa a faltar, quando enviam senhores como Fábio Veríssimo ou João Capela  ou Jorge Sousa, bem como delegados da Liga para fazer um trabalho sujinho, sujinho de lavagem de dinheiro aos clubes que hoje em dia passam por tremendas dificuldades.

A Liga é como o estado em Portugal, suga o Zé Povo e vai dando de fartura aos grandes cabeças do país.

Concluindo, a verdade é que o vilão Liga mais uma vez roubou o Vitória, Tengarrinha continua a jogar, Miguel Silva só pode acabar a suspensão depois do jogo do Boavista e Idris pelo mesmo caminho.

Quem sai prejudicado no meio destas situações todas? A Liga e o Boavista não são de certo!