domingo, 20 de novembro de 2016

Amor tão grande!



Domingo à noite, são 22 Horas e estes adeptos vão sair do Estádio visitante, que mais parecia a sua casa e vão voltar felizes, extremamente felizes.
Também porque o Vitória passou, mas principalmente, porque viram mais uma vez que dentro de campo estiveram jogadores com raça.

Têm uma viagem de 2 Horas pela frente, têm chuva pela frente, têm quilómetros pela frente, mas nada disso lhes passou na cabeça, porque deslocaram-se em grande número para apoiar o seu amor!
Mais uma vez, dentro e fora de campo houve uma união que transpira confiança, o Vitória está a realizar uma época espetacular mas, mais que isso, está a bater-se pela sua posição em Portugal, e os adeptos acreditam que é possível!

Pergunto se mais algum clube para além dos 3 estarolas consegue levar tanto povo a algum lado sem ser em jogos decisivos? É que mesmo assim o Vitória consegue levar mais!

Ser Vitoriano é um amor inexplicável, incontrolável, imenso!

Esta noite quando estes adeptos chegarem a casa, vão levar para a cama a sensação de justiça pelo amor que levam e transmitem nas bancadas ao longo de Portugal e arredores!

Mas ainda há dúvidas de quem é o 4º grande a nível de adeptos? Pergunto mais, ainda há dúvidas que se não fosse o estarolismo de pessoas a apoiarem o clube que não é o da sua terra, que estas gentes de Guimarães não seriam um dos melhores se não o melhor em Portugal?

Questiono se os bancos e empresas não investissem tanto nos 3 porque acabam por se filiar à procura de dinheiro, se havia clubes em Portugal tão desequilibrados como existem?

Portugal em todos os aspetos é ridículo!

Hoje os adeptos do Vitória, chegaram com 22 e 40 minutos de atraso ao jogo, devido a que a polícia a seu belo prazer decidiu que os adeptos do Vitória deviam ficar na estação a aguardar.
Mais que isso, a cada adepto cobraram bilhete do metro, quando o mesmo deveria ter sido gratuito!

Só em Portugal isto acontecesse e depois, depois choram porque os adeptos não vão aos estádios!

Mentalidades existem e cada um escolhe o que quer, mas seria mais bonito se cada um apoiasse o clube da sua terra como estes Vimaranenses o fazem, é tão belo!

Os melhores de Portugal nas bancadas, levaram de vencida mais uma batalha!

Os nossos jogadores, deixando uma palavra para eles, esforçaram-se, suaram a camisola e têm empregue dentro do campo, aquilo que é transmitido fora dele!

Continuamos resistentes, soma e segue melhores de Portugal!

















segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Apostas ganhas!

Boa aquisição!
Depois de Raphinha, Tyler Boyd, Dalbert ou Bruno Mendes o Vitória voltou a “pescar” fora de Portugal, deesta vez é Luther Singh que deverá entrar nos quadros da equipa dos conquistadores e bem, diga-se de passagem, Júlio vai renovando a sua forma de pensar e adquirir jogadores.


Todos sabemos do potencial da formação vitoriana, com exemplos da conquista da Taça perante o Benfica, onde Tiago Rodrigues ou Ricardo Pereira demonstraram todo o seu talento e determinação e dos atuais como Dénis Duarte, André Almeida ou João Pedro.

Apesar de ser apoiante na aposta de formação temos que dar a mão à palmatória, casos de Raphinha ou Dalbert, exemplos de empréstimos como o de Marega ou Henrique Dourado bem como de Alvez, (relembramo-nos bem que foi um jogador determinante enquanto não esteve lesionado) são mais valias no clube e bons exemplos que a aposta é calculada e tem tempo.

Tyler Boyd também já valeu tanto na equipa principal bem como na B, onde tem atuado mais e Bruno Mendes também já nos deu algumas alegrias apesar de ser mais “discreto”.

O Vitória tem conseguido estar bem no mercado e se há quem dissesse que Raphinha era desconhecido e tinha um valor estrondoso nos cofres vimaranenses, hoje Raphinha tem mostrado que vale mais do que o valor pago (fala-se até que o Vitória quer adquirir o resto do passe, o que é uma excelente notícia).

Luther Singh é mais um exemplo de juventude que já esteve para ingressar num dos rivais, o SL Benfica e pelo que conheço é um jogador semelhante a Raphinha.

Foram poucos os jogos que vi do mesmo, talvez 4 a 5 jogos mas deu-me para ter uma noção que é um jogador que pode encaixar no sistema de Pedro Martins e no lugar de Moussa Marega que deverá ao que tudo indica em Janeiro partir para a CAN.

Assim sendo, é mais uma alternativa viável para Pedro que também poderá optar pela subida de Boyd ao escalão principal (já pede minutos) e dar tempo para Singh se ir adequando à cidade e ambiente.

Esta forma de contratação é uma aposta não só no futuro bem como na atualidade e estou certo que Zungu, que ainda não jogou nenhum minuto nem Nolan Mbemba podem dentro de algum tempo tornar-se jogadores a adicionar na equipa.

Para além do bom plantel que se vai tendo na equipa principal a rodagem na equipa B é determinante para os novos branquinhos.

Resta agora saber o que traz o mercado em Janeiro, porque acredito que na continuação dos lugares de topo da tabela vai haver muita raposa a tentar trocar gato por lebre…há que ter cuidado.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

O Poder de Voto!


Acordamos num dia nublado que coincidiu com a presidência de Trump!


Desde os 18 anos que voto de consciência tranquila e de mente sã, é importante ter uma opinião e um motivo de voto conciliado a ela.

Todos nós, quanto seres humanos devemo-nos preocupar com o nosso futuro, qual é o melhor rumo a ser dado se votarmos em A ou B, mas a verdade é que mente despreocupada ou de “não mudança” leva-nos a fugir às urnas.
Não porque "são todos iguais" ou porque "são só promessas", a verdade é que advém de mais fatores a “GRANDE” palavra abstenção, talvez explicada pela falta de crença nas promessas eleitorais, nos partidos envolvidos ao qual nos habituamos ver ganhar.
Mas o que acontece se não fores votar? O não voto é considerado como favorável para quem vence, portanto acabas por dar o teu contributo ao vencedor.

Votar é dares a tua opinião e a tua confiança a um estado partidário, quer seja ele, democrata social ou republicano.

Claro que depois vai sempre depender do resultado de votos e também do que irá acontecer, se as falsas promessas foram só uma questão de dias, meses ou anos o que normalmente se sucede dia após dia no nosso país.

Pois bem o que isto nos liga à América e ao que aconteceu hoje? Perguntam vós e eu respondo – Tudo!

Da fraquíssima qualidade de campanhas protagonizada tanto por Hillary e por Donald Trump, ganhou aquela que foi mais “sensacionalista”.

Por parte de um povo que lutou tanto pelos seus direitos e agora se vê nas mãos de uma pessoa xenófoba acaba por ser algo confuso de explicar, mas resumido torna-se simples.

Trump liderou uma candidatura onde atacou Hillary desde seu início e ponto aqui, ponto ali foi ganhando o seu espaço na mente dos americanos, até porque, inicialmente Trump não passaria de um mero voto descartado e visto como comédia.
Hillary esfregou as mãos bem cedo mas acabou por perder as eleições num volte face incrível de como o povo americano é influenciado pelo sensacionalismo “reallity show”.  

Trump, o homem que trata as mulheres de uma forma insensata, que quer deportar, que tudo tem para dar mal, deu certo para os republicanos.

E agora? O que esperar? O que irá acontecer? Será a 3 Guerra?

De uma coisa estou certo, a nível de empreendedorismo Trump tem o seu ponto favorável, mas quem irá sofrer com isso é o mundo porque assuntos relacionados com Natureza, fortalecimento de espécies, aumento da temperatura global será descartável.

Quem irá sofrer com isso? Resposta simples, o mundo!

O resto? A seu tempo se saberá…

O poder de voto é importante, será sempre importante, nem que mais não o seja, para podermos retirar pessoas como Trump do poder.

Posso estar errado, mas viram tempos difíceis a nível global…e parte disso advém desta eleição “surpreendente” para quem o vê de fora!

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

O caso Marega



Bem não era para comentar tão cedo o que se passou na passada sexta-feira, mas a verdade, é que após ler tanto sobre a situação atual de Marega, vejo-me na necessidade de deixar aqui a minha opinião, refiro mais uma vez, apenas uma opinião.

Tal como disse na passada sexta não houve, não há nem irá haver ninguem acima do emblema que carregamos ao peito, não gostei da atitude tal como muitos vitorianos.
Para mim a atitude não foi a situação dentro de campo até ao momento de reclamar com o adversário, mas sim o após.
A agressão não a podemos julgar, não sabemos o que se passou pois estamos a falar em imagens e essas até há data não se ouvem.

Agora depois da agressão a atitude repulsiva de Marega sobre o calor do momento essa podemos tirar algumas ilações menos sensatas por parte do jogador maliano.
Agressões existem, até a árbitros elas existem, até dirigentes com dirigentes como todos o vêm.

A questão para mim não passou por aí,  passou sim pela saída de Marega do estádio no decorrer do desafio.
Repare-se que a sua equipa, os colegas com quem ele compartilha os seus melhores momentos e até os pessoais, estavam a jogar, a disputar um encontro e aí foi o erro de Marega que apesar de estar afastado da partida deveria ter sido mais um vitoriano nas bancadas a torcer pelos seus colegas, a dar força aos mesmos.

Pós isso Marega tem para mim, outra atitude menos sensata, não sei até que ponto todos viram mas a página de Facebook do mesmo deixou a indicação de algumas equipas com interesse no mesmo.
Seja ou não ele quem compartilha estas publicações, penso que não foi o momento oportuno para o fazer.
Marega irá agora para as selecções e irá voltar, assim o espero.
Já mostrou arrependimento das suas acções o que acho uma atitude sensata, esta sim, mas vai ter que mostrar também alguma sensatez nas suas acções até porque esta já não é a primeira que tem (lembro-me do caso no Estoril).

Até porque dos adeptos estou certo ele terá o melhor (como já o teve) se fizer o que está certo quanto o emblema que representa, dar o máximo e melhor de si porque volto a frisar, não houve, não há e não irá haver ninguém maior do que Dom Afonso Henriques e do que o nosso símbolo!
Está nas mãos de Júlio Mendes decidir e seja qual for a decisão será uma decisão que terá que se compreender, quer se goste ou não!

Acima de Dom Afonso Henriques não houve, não há nem irá haver!





sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Este Vitória tem alma!

Pedro teve a cabeça no banco que Marega não teve em campo!


Hoje o Vitória somou mais 3 pontos, são 20 pontos já somados, 6º jogo consecutivo sem perder e mais que isso, é uma união dentro e fora de campo!

Nas bancadas os adeptos vitorianos protagonizaram mais um verdadeiro espetáculo dentro do espetáculo que os jogadores do Vitória ambicionaram em campo.

Com um nulo ao intervalo e uma atitude nada sensata de Marega para com os colegas de equipa, após agressão ao jogador do Nacional, os branquinhos ficaram na expectativa até ao intervalo, percebendo também que o Nacional mesmo com mais um, nunca foi uma equipa perigosa.

Manuel Machado não teve mãos para o barco e a verdade é que o jogo do "pontinho" como já tinha protagonizado anteriormente em Guimarães (altura que treinava o nosso emblema) não deu resultado.
Mas, eis que surgiu Pedro Martins que teve a cabeça de banco que Marega perdeu em campo.

Primeiro com a substituição de João Pedro a perder por 0-1 em casa, perante o seu público, mostrando que apesar do momento alto de forma do atleta nem sempre é possível o manter em campo.
E a verdade é que o Vitória necessitava de rapidez e alguém que pegasse no jogo, já que Hurtado não o conseguiu apesar de se ter esforçado!

Mais uma vez no banco Pedro encontrou a solução, Bernard que nem tinha executado jogos assinaláveis mostrou-se como a "arma secreta" e entrou mudando a qualidade de jogo ofensiva dos Conquistadores!
Após isso surgiu Tiquinho que tem sido dos jogadores mais esforçados na equipa a meu ver, marcou dois golos, um de penalti após uma grande subida na lateral de Bruno Gaspar que imagine-se bem fez a lateral direita toda a correr!

Com 10 o Vitória não mostrou apenas qualidade ou que foi superior no jogo, mostrou que com alma e ambição um resultado nunca está dado por perdido!

Vou gostar de ver os jornais desportivos de amanhã, menosprezando o Vitória como é habitual colocando um dos 3 clubes como capa...nada de novo, mas saibam que do Berço, do Castelo está a ser construída uma grande EQUIPA porque individualidades não existem nem nunca vão existir!

Deixem-nos sonhar!