domingo, 9 de outubro de 2016

Um pouco de história!


Um pouco de história!

Foto de 1922 - Fonte: Vitória SC



Se juntarmos a este onze Marega, Bernard, Hernâni, Miguel Silva, Bruno Telles, R. Defendi e Leonel Olímpio, o Vitória de Júlio Mendes tinha um plantel bastante forte, como é óbvio tem que se vender e destes poucos estão no clube.
Mas não nos podemos esquecer dos antepassados, e aí, o Vitória tem uma história memorável para contar, com jogadores que entravam diretamente para o onze de Júlio, e onde sinceramente não ficaria nenhum dos que referi acima não menosprezando o trabalho até agora executado. 
 
Destaco alguns deles, Paulinho Cascavel, Jeremias Jerê, Nílson, Nuno Assis, Gilmar, Neno, Vítor Paneira, Fernando Meira, Zyad, Ndinga, Chiquinho...entre outros numa lista que seria demasiado extensa.
Júlio faz sem dúvida uma boa gestão financeira, mas para palavras...pode não ser muito bem entendido, porque menosprezar os antepassados de um Vitória que lutava no topo da classificação com clubes com orçamentos diferentes, não é de todo o mais indicado.
O Vitória já viveu grandes momentos na sua história, e o melhor foi a Taça de Portugal que se venceu com presidência de Júlio Mendes, mas, a história do Vitória é muito maior que a taça ganha, a história do Vitória mostra-se desde 1922 como um clube que já teve na sua representação grandes nomes do Futebol Português e Internacional e que já conquistou outro título para além dos nomes que passaram pelo clube!
 
E aí tem que entrar Manuel Cajuda, que quase fez a surpresa de estar a lutar pelo título de campeão nacional, com jogadores que no início da temporada poderíamos pensar que não seriam a melhor opção, mas a verdade é que, um plantel com Desmarets, Nílson, Fajardo, Carlitos, Andrezinho, Geromel, Ghilas, Roberto entre outros, acabado de subir da 2º Divisão Vitalis, lutou e acabou num 3º lugar!
 
Para além disso, não esquecer dos antepassados que a títulos diz respeito, é que na época 88/89 que o Vitória escreve a sua primeira página de ouro.
 
Frente ao FC Porto, a equipa do Vitória vence em Guimarães e empata no Porto. Na altura, António Carvalho, o capitão, vence a Supertaça Cândido de Oliveira. Alinharam pelo Vitória Neno, Roldão, Nené, Vinhas, Nascimento, Béné, Caio Júnior, Chiquinho, Nando, N´Dinga e Silvinho, numa equipa liderada por Geninho.
 
Muito mais que palavras, às vezes são precisas acções...este Vitória é uma boa equipa, mas, não nos esquecemos de quem nos trouxe até cá...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário