quinta-feira, 5 de abril de 2018

Escusado será dizer que te amamos Vitória?


"É escusado, não posso ter outro partido senão o da liberdade" Miguel Torga. No sábado, antes do dia da ressurreição de Cristo, quis o destino deslocarmo-nos à Luz, procurando naturalmente os 3 pontos. Quis também o destino, que por ironia dos acasos, fosse novamente Carlos Xistra o árbitro da partida frente ao SL Benfica, algo que acontece naturalmente, sempre que Vitória e Benfica se defrontam. Para termos uma pequena noção, nos últimos 3 anos, sempre que encarnados e branquinhos jogam, Carlos Xistra está uma vez por época neste encontro. Ou seja, coincidências ou não, nos três jogos que se realizaram entre ambas as equipas, os de Lisboa saíram sempre vencedores, com acusações da arbitragem por parte dos Treinadores do Vitória. Mais que isso, não me alongando muito sobre este tema, Xistra retirou um golo ao Vitória, ainda na primeira parte e bem, ao dar fora de jogo a Jubal que estava em posição irregular, após consulta do VAR, algo que não aconteceu no 2º golo dos encarnados, quando Jimenez se encontrava em posição irregular.

"É escusado, não posso ter outro partido senão o da liberdade", não tenho outro partido senão uma democracia, um partido de 18 Clubes e não apenas 3. Escusado será dizer, que Portugal vive tempos menos bons, tempos em que o domínio de 3 Clubes, apaga os outros 15 da competição. Temos real esperança que um dia tudo isto mude, que os árbitros façam um trabalho competente, que as restantes equipas possam chegar mais longe e quiçá lutar pelos 3 lugares. Diga-me quem não gostava de ver um Vitória bem lá no topo, ou quem não gostou de ver o Paços num lugar de acesso pela Champion´s? Digam-me também que não gostaram de ver o Leicester tornar-se Campeão Inglês? Pois a mentalidade em Portugal teria que mudar bastante para que algo similar acontecesse. Isto tem que vir da base, do apoiar o Clube da terra. Nas bancadas, os adeptos do Vitória deram um show na bancada, um show tão grande, que aquele assustador Estádio da Luz, pôs os olhos muitas vezes, nos adeptos que vinham de longe, mas cantavam tão alto, que faziam as redes que lhes colocaram abanar, com o vibrar dos seus cânticos. 

Do outro lado, ouvimos pouco, talvez porque aqueles adeptos, vão à Luz uma vez por ano, porque apoiam um Clube que não é da sua terra, mas nós? Nós continuamos resistentes e aquela "Gália", tanto falada, jamais se renderá. De geração em geração, iremos transmitir a nossa paixão aos nossos filhos, o apoiar o Clube da terra não devia ser uma opção, mas uma decisão tomada para toda a vida. Porque aquela acima de tudo, foi a terra que te viu nascer...foi a terra onde foste criado e isso não se pode cultivar a quilómetros de distância, nasce connosco no Berço.

1 comentário: