sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Glaube und Hoffnung (Fé e Esperança)



Depois de um início nada bom no campeonato, com apenas 4 pontos conquistados e amealhar-mos 13 golos em 5 jogos oficiais, a deslocação a Paços deixou uma perceção que a época iria ser longa e penosa para a nossa equipa.
E se olharmos com atenção, ainda mais penosa podia ser devido à incapacidade patente de promoções na Equipa B, com apenas Denis Duarte a meu ver, ser o jogador com condições para sustentar um lugar no plantel da Equipa A de momento.

Inerentes a estes fatores, a direção vitoriana fez um mau mercado e continuava a dizer que tinha a melhor equipa dos últimos 10 anos, o que a meu ver não é verdade.

Contudo, Pedro agarrou nas tropas que chegaram atrasadas à batalha e começou trabalhos para ter o maior entrosamento possível entre os atletas que dispunha, face as carências que o plantel apresentava.
O jogo com o Boavista, que tive oportunidade de estar presente (é sempre um prazer estar em casa), mostrou-me que os reforços vieram sem dúvida melhorar a qualidade do plantel, que apesar de tudo é limitado no meu ver, já que carece de mais um central e um jogador que possa substituir Hurtado em caso de desgaste físico (o que aconteceu ontem, com a entrada de Kiko).
Apesar disso, o Vitória somou 3 pontos e viu a sua baliza depois de 5 jogos oficiais, não ser violada em 2 jogos, com uma defesa já composta por Konan, Vitor Garcia, Pedrão e Jubal.

Ontem no jogo com o Salzburgo, muitos criticaram o técnico, os jogadores, o fato de não termos ganho, que devíamos ter ganho, que não jogamos bem, que a bola é só pontapé para a frente, etc etc…
Eu sei que existiram erros, que o resultado poderia ter diferente, meus caros, eu também sei disso, mas poderia ter sido muito pior.

O Vitória jogou perante uma equipa acostumada a estes palcos europeus, acostumada a esta fase de eliminatórias, acostumada e entrou no Dom Afonso Henriques sobre pressão, após as derrotas na Liga Austríaca, mas fazendo uma pressão a todo o campo, sendo que isso, obrigou o Vitória a um jogo que normalmente não está habituado, sendo que o único ponto menos positivo em Pedro, foi a colocação de Teixeira na frente sem que ninguém o pudesse sustentar as bolas que fez por ganhar, perdendo-as de seguida, Hurtado ainda tentou, mas a pilha pós seleção e jogos consecutivos, fizeram-no ser rendido por Kiko.

As equipas de Pedro Martins como já percebemos carecem de não saber a jogar sobre pressão, mas ontem o Vitória demonstrou que mesmo sem experiências, rotinas ou até entrosamentos, é possível lutar pelos resultados.

E aqui vem a minha frase de abertura que em Português quer dizer fé e esperança, a fé que nos une e vai ter que nos unir ao longo da época, é a força que vamos transmitir para dentro do campo e estes quer queríamos, quer não, vão ser os nossos atletas até Janeiro pelo menos, pelo que temos que incentivar e demonstrar que não estamos nervosos fora de campo.
Se há duas semanas atrás discutíamos porque não jogávamos nada, que a equipa com 11 não venceu em Paços de Ferreira, hoje antevejo um futuro com esperança que as coisas melhorem num futuro próximo, face o empate de ontem, contra uma equipa que é bastante melhor do que demonstrou.

A meu ver a Liga Europa, não deve ser um objetivo prioritário a não ser pelo encaixe financeiro que traz ao clube, porque mais importante que isso, o importante é consolidar o 4º lugar para podermos e aí sim, continuar a alteração que foi feita o ano passado.

Se tenho dúvidas que isso vai acontecer? Claro que sim, mas a fé e a esperança de dias melhores já esteve mais longe e espero sinceramente que não volte a estar porque em cada vitoriano reside a fé e esperança de ver a equipa conquistar.

Como nós? #NUNCAHOUVEIGUAL

PS: Queria deixar dois apontamentos importantes, primeiramente o fato de que o Vitória fez mais publicações ontem do que em quase toda a época nas redes sociais, talvez uma motivação extra da Liga Europa que eu peço encarecidamente para que continue todos os dias, o Branding é essencial.
Segundo apontamento que faço é mais uma vez os adeptos, estes que continuam a encher o estádio, parabéns às claques e especialmente aos WA pela coreografias e para quem trabalhou pelas mesmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário