quinta-feira, 23 de março de 2017

Vertentes e Modalidades!



A Equipa liderada por Fernando Sá tem pela frente a possibilidade de voltar a alcançar a Final da Taça de Portugal de Basquetebol tal como em 2013 e ganha-la, conhecendo bem a equipa dá para perceber a qualidade que Andrew Ferry ou a evolução de João Guerreiro bem como Pedro Pinto têm sido fundamentais, sem esquecer um coletivo com nomes que se autoproclamaram e estão a realizar uma temporada fantástica rumo aos playoff´s e à possibilidade de efetuarem um feito no clube.

Tal como elogio, também crítico algumas atitudes impostas no Vitória intrinsecamente e uma delas é o não apoio à equipa de Basquetebol, bem como, ao Voleibol, um não apoio que é patente na página oficial do Vitória na sua rede social que esta semana tem aparecido devido a ser uma final, algo que pode enaltecer o clube.

Pois bem, o Clube sai enaltecido sempre que estes atletas das modalidades saiem em prol do Vitória, quer num jogo da Final 8 da Taça, quer num jogo da Liga, quer numa corrida onde o Manuel Fernandes dignifica o símbolo que veste.

Temos um caso tão recente como o de Miguel Bragança que trocou o seu clube de coração para vir para Lisboa, atuar pelo SL Benfica, e se na verdade o Vitória tinha ou não condições para o reter, ele era uma mais valia para o nosso clube e enaltecia o clube, representando-o em toda a parte, espalhando-o em toda a parte.

O mesmo acontece com as modalidades do Vitória, que defrontam o Porto, Benfica, Galitos, Sampaense, Castelo da Maia, etc…cada vez que uma equipa do Vitória entra em campo está a honrar a sua camisola e a fazer jus ao nome Vitória Sport Clube e não custa nada fazer essa publicidade na sua página de rede social, antes pelo contrário, é bonito proclama-la e espalha-la.

O Vitória é um clube auto direcionado para o Futebol, mas a verdade é que as suas vertentes desportivas são mais que essas, não fosse um dos grandes do Minho onde milhares de crianças desejam representar o símbolo do Rei.

Dá que pensar…Contudo, #Continuamos_Resistentes.

segunda-feira, 20 de março de 2017

E "Se" estivessemos no 3º Lugar?


E se fizessemos as contas aos pontos que foram perdidos esta época pelo Vitória e pudessemos observar que poderíamos estar mais acima na tabela?

Claro que os "se" do futebol não se aplicam matematicamente, é uma éspecie do fazes ou não fazes, que por muitas vezes, acaba-se por pensar, "e se tivessemos marcado aquele golo, e se não sofressemos aquele, e aquele jogo? Se tivessemos ganho..." mas é uma lógica matemática que nos possibilita fazer alguns cálculos e eis os meus...

O Vitória perdeu até agora 34 pontos no campeonato, resultado de 6 derrotas e 8 empates.

Com isto dos jogos que posso falar e que acho que o Vitória poderia obter mais alguns pontos, eis alguns que servem de exemplo:

A derrota em Tondela foram dois Murillos no estomâgo do Vitória, o Vitória poderia ter obtido 3 pontos neste jogo, já que se encontrava a ganhar e deveria ter ganho esse jogo;
Os Empates diante ao Estoril em casa e Belenenses, com a arbitragem lamentável de Tiago Martins no primeiro, são 4 pontos em que feitas as contas davam pelo menos para estar à frente do SC Braga neste momento;
A derrota perante o próprio Braga na 1ª Jornada do Campeonato é uma derrota onde o Vitória poderia ter ganho o jogo com toda a sua classe, um bom jogo dos conquistadores que acabaram por ceder injustamente três pontos nesse jogo onde poderiam no mínimo ter ganho 1;
O jogo diante do Feirense fora de portas e Marítimo em casa onde o Vitória foi claramente a única equipa interessada em ganhar o jogo em ambos os jogos, pecando e muito na finalização, foi uma "derrota" de mais 4 pontos;

Fazendo as contas, o Vitória poderia ter somado mais 12 pontos e estes davam nesta altura um 3º lugar, com 56 pontos, mais 2 que o Sporting, que é de momento quem fecha o pódio.

E se o Vitória não tivesse perdido pontos nesses jogos e os tivesse ganho? Poderíamos tar a lutar por um apuramento para a qualificação da fase de grupos da Champion´s...é claro que os "ses" do futebol são apenas isso "ses" mas esses "ses" fazem diferença, mesmo assim, estou convicto do 4º lugar, até porque vendo bem, o Vitória apresenta um plantel forte e uma massa associativa que é no mínimo deslumbrante!

domingo, 19 de março de 2017

Foi à Bomba!


O Vitória ganhou esta noite perante um Rio Ave que poderia ameaçar as contas do 4º lugar, face a vitória do Braga em Belém.

Numa primeira parte onde o Rio Ave até tentou jogar o jogo pelo jogo, o Vitória dispôs das melhores oportunidades, sendo que, não fosse a barra, Marega poderia ter inaugurado o marcador.
Com a falta de Rafael Miranda e Hurtado no miolo, eis que surgiram Bernard e Zungu, este segundo que fez para mim, o melhor jogo com a camisola do Vitória até há data!

É bom ver que mesmo com a falta de jogadores importantes, o Vitória tem uma equipa com alternativas e com possibilidades de lutar pelo 4º lugar e pela Taça de Portugal, que não pode ser esquecida!

A Vitória de hoje surge num momento de revolta dos comandados por Pedro Martins face as equipas de arbitragem, que a semana passada mais uma vez reataram as más exibições no Berço, hoje Vasco Santos, decidiu mal também na primeira parte ao não assinalar o penalti sobre Bruno Gaspar.

Este foi um jogo em que o Vitória teve que o decidir à Bomba, Rafael Martins, que havia marcado no passado domingo, voltou a faturar e que golo o do Brasileiro, uma bomba que pregou Cássio no chão e inaugurou o marcador, o tal ponta de lança que era necessário face a venda de Soares começa a aparecer.

A expulsão de Héldon facilita o jogo é verdade, mas existe mérito numa equipa que continua na luta e vai ser uma luta até final!

Há que encarar o próximo jogo com o máximo de dificuldade, já que vai haver uma ausência de peso, Josué não joga, mas existe Prince, a dupla Pedro e Josué desfaz-se assim, dupla essa que ainda não se tinha desfeito na Liga.

Com isto tudo, o Vitória continua resistente, estes adeptos continuam a puxar de uma forma avassaladora a equipa e parece que a equipa também os quer puxar, harmonia no Dom Afonso Henriques!

#Continuamos_Resistentes!

segunda-feira, 13 de março de 2017

Repugnante!




Vou tentar ser o mais moderado possível ao escrever o que me vai na alma depois da noite de ontem, onde vi o meu clube na sua própria casa a fazer um dos melhores jogos desta temporada e a ser claramente prejudicado por um árbitro de Lisboa, que desde o primeiro erro até ao último não dignificou a camisola da APAF.

Não é por termos uma massa associativa em grande escala, que faz frente aos 3 clubes do nosso país que deveremos ser mais respeitados que o Estoril, Moreirense ou Arouca, até porque eu primo pela igualdade de valores das equipas e sou um adepto que gosta de ver futebol e não só do Vitória.

Ontem, por volta das 20H15 quando o jogo começou, as condições de vermos um bom jogo eram excelentes, o Vitória disputava a possibilidade de ascender ao 4º lugar, o Estoril estreava Pedro Emanuel, queria levar pontos do Afonso Henriques e lutava pela permanência.

Todos estes fatores onde Tiago Martins não tinha que interferir, mas deveria permitir que o espetáculo decorresse em 90 minutos para o agrado de todos os envolvidos e que no final ganhasse a melhor equipa ou quem fizesse mais golos.

Pois com todos estes fatores, eis o que aconteceu, uma grande penalidade por marcar, duas expulsões a jogadores do Vitória, que ficou reduzido a 9 elementos, os amarelos constantes, uma arbitragem vergonhosa.

O Vitória Sport Clube é um grande de Portugal, mais que isso, é um clube que tal como todos os outros merece o respeito e a igualdade de quem o arbitra e da Liga Portuguesa de Futebol.

No dia em que a bancada norte abriu portas às mulheres do Vitória, houve um Larápio (a quem tenho que chamar de Homem) que com 36 anos não soube dar valor nem ao jogo, nem aos jogadores, nem aos adeptos e que muito menos deu valor às mulheres que só queriam ver um jogo normal de futebol.

Deixo aqui uma questão pertinente, o que fizeram ao Futebol? O Futebol está podre e cheira mal e é pena às vezes os árbitros também não poderem levar uns vermelhos e amarelos também.

Contudo, e como tudo, o Vitória vai-se reerguer, voltar novamente aos treinos, espero que o meu Presidente possa tomar algumas medidas e que o jogo tenha sido observado pelo Observador com uma nota negativa ao árbitro.

E nós Vitória? Contra tudo e todos, Continuamos Resistentes!

segunda-feira, 6 de março de 2017

"Aqueles tipos são admiráveis"



Empatar em Alvalade foi um sabor amargo e doce, diria mesmo que fiquei com um sabor a injustiça, já que o Vitória foi superior ao Sporting em vários momentos do jogo, fosse o erro defensivo e a visão turva de Jorge Sousa ao não assinalar o penálti que Hernâni sofre sobre Esgaio o Vitória poderia ter saído de Alvalade com mais dois pontos na bagagem e uma possível aproximação ao 3º lugar da tabela.

Até final do campeonato o Vitória só terá para mim duas deslocações mais complicadas, a ida a Setúbal, onde a equipa do Vitória FC tem jogado bastante bem e a deslocação à Luz, onde espero que o Vitória entre com a garra que entrou em Alvalade à procura de um resultado positivo.
Em casa e melhorando o registo, é necessário ganhar ao Rio Ave que parece ser a equipa mais difícil que iremos defrontar.

Assim sendo dos jogos que faltam existem 3 jogos em que as coisas podem correr menos bem, sendo que, os outros o objetivo tem de ser necessariamente ganhar.

E ganhar implica também que o Braga ainda tem que jogar com o Sporting e o Sporting com o Benfica, sendo que se o Vitória fizer o trabalho de casa, tem a faca e queijo na mão para poder mostrar a muitos que o mercado em Janeiro apesar de insatisfatório, porque o foi, pode ter sido também o menos mal da época.

Por outro lado, a equipa vitoriana tem também a faca e queijo na mão na Taça de Portugal com a possível ida ao Jamor visto o resultado da 1ª Mão, não há agora que impor limites, mas sim, excede-los porque os adeptos merecem isso e o clube também!

Ontem foi mais um ato de puro amor ao clube aquele que aconteceu em Alvalade, enquanto uns saiam mais cedo do estádio (ainda não tinha o jogo acabado) os outros ficaram lá pós a hora mais 40 minutos para que lhes abrissem as portas, para além disso, fizeram-se ouvir no meio de 40 mil Sportinguistas, aqueles a quem chamam de “gauleses” e que eu chamo de amor vitoriano e vimaranenses!

Vi também e mais uma vez os olhares de admiração de adeptos sportinguistas perante a nossa grandeza e o dos pequenos a olharem para nós em tom admirável a apontar para os nossos autocarros a dizer “Pai quem são aqueles fantásticos que cantam e cantam”, sinceramente, só me apeteceu pegar neles e traze-los para o meio de nós para eles poderem viver um pouco do que a nossa alma é, do que é a raça vitoriana, do que é a mística vitoriana.

É nisto que o Vitória se destaca, é nisto que cantamos “ninguém vai entender” é nesta paixão que reside que um dia te vamos ver Campeão, e estou certo, mais dia, menos dia, isso vai acontecer!

Continuamos_Resistentes!