quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

A questão Meio-Campo!

Celis ou João Aurélio? E quem sabe Joseph?


Na semana em que se antevê uma disputa interessante no Dom Afonso Henriques muitos amigos benfiquistas me têm questionado se acho que o Vitória poderá vencer o FC Porto, ao qual eu respondo com um sorriso na cara, "sim pode vencer, são onze contra onze e a bola é redonda, mas decerto não vamos fazer favores a ninguém".

Pedro Martins tem resguardado a sua equipa ao máximo perante a imprensa desportiva que teima em Celis como a opção mais viável para o meio-campo, um problema que nos é adjacente desde os tempos em que André André saíu.

Pois bem, penso haver dois fatores determinantes para que Celis não jogue de início no encontro de Sábado:

Primeiramente uma questão de adaptação ao plantel, Celis encontra-se a treinar há uma semana e meia no Vitória e ainda se encontra numa fase de adaptação ao clube, bem como, de adaptação aos colegas.
Desde logo, João Aurélio que tem feito a posição de Rafael e de João Pedro bem como Zungu no miolo, parecem-me ser as melhores apostas para esta posição, recordando o que se passou na Pedreira, onde o esforçado Aurélio foi um dos principais batalhadores e conquistadores no encontro, anulando a par de Zungu, o meio campo bracarense.

Segundo ponto não menos interessante baseia-se no fato de o encontro assumir porpoções determinantes no que toca à tabela e as estreias de Rafael Martins por exemplo deram conta de um Vitória que procurava ainda Soares, com bola pelo ar, num jogo ao vento e o novo conquistador não tendo culpa da situação, tentou e esforçou-se mas não saíu recompensado do jogo em Paços.
Celis poderá também entrar pelo mesmo caminho, não sendo igual o que poderá acontecer é que a falta de ritmo competitivo bem como a incapacidade de conhecimento da equipa o leve, em alguns momentos do jogo a não executar os processos da melhor maneira.

Se estou convicto que sem Marega, Hernâni, Soares (que agora está do outro lado) ou João Pedro, o Vitória pode vencer o FC Porto? A minha resposta é "Claro que sim" mas estou certo que estará mais perto da Vitória num meio campo que já se conhece, do que, no meio campo que se está a conhecer.

PS: Não descarto também a possibilidade Joseph, um jogador que demonstra garra e espírito coletivo.

Vamos ver agora o que Pedro Martins nos trás e acho muito bem o fato do Vitória preparar em silêncio este jogo, não é por nada, mas o Vitória não anda assim tão longe deste e de outro adversário.

Sem comentários:

Enviar um comentário