segunda-feira, 23 de maio de 2016

Resumo da época!

A nossa Liga!
Antes de mais deixar uma palavra de apreço para quem me acompanha e visualiza os textos que publico, agradeço o interesse e a motivação que me dão.

Agora que se concluiu a agenda desportiva em Portugal, depois de ontem o SC Braga ter batido o FC Porto após a marcação das grandes penalidades vou tentar efetuar um rescaldo de uma época que não correu de feição para a minha equipa, Vitória SC.

A Liga irá sempre ficar marcada pelo "pequeno" grande Ferrari de Rui Vitória, que passou rapidamente de "gozado" a respeitado por todos, o tal Rui Derrotas que ninguém acreditava pelos finais de Novembro acabou por vencer, com a sua equipa a Liga NOS 2015/2016.
Com boas ou más arbitragens, o Benfica chegou no final no topo da classificação à frente de um surpreendente Sporting SC de Jorge Jesus, que, disputou taco a taco o topo da classificação, caindo apenas na última jornada.
Entre os chamados "Três Grandes" apenas o FC Porto, grande favorito à partida (diga-se de passagem), acabou por ser o grande derrotado da temporada.

Em destaque este ano esteve o Arouca, que pela primeira vez na sua história se apurou para as competições europeias, a equipa de Lito Vidigal somou 54 pontos com mérito e acabou por fazer uma prova extraordinária.
Fora isso, outra das surpresas do campeonato, arrisco-me a dizer, a mais incrível talvez, depois de uma 1ª volta de apenas 8 pontos, o Tondela de Petit, que recuperou e somou 22 Pontos, salvando-se na última jornada, relegando a equipa que os acompanhou na subida, União da Madeira.

Em termos negativos o meu Vitória SC voltou a ficar fora das competições europeias e fez uma época bastante instável, um 10º lugar que em nada dignifica o símbolo do Rei que merece muito mais.
Destaco também o Marítimo apesar da Taça da Liga que fez, um 13º lugar que não pode de todo ser honroso face a história do clube na Liga NOS.
Mas mais que isso, a descida da equipa dos estudantes, a Académica, que viu na penúltima jornada ser consumada a descida e o último lugar para desespero dos seus adeptos.

Outros destaques prendem-se necessariamente para o Boavista que mais uma vez se conseguiu manter na 1ª Liga ocupando agora o 14º Lugar e para o Rio Ave que finalizou os lugares europeus.

Treinador do Ano
Sem dúvida que não poderia nomear outro Treinador a não ser Rui Vitória, conhecendo como o conheço e bem, acabou por pegar numa equipa que estava habituada a um estilo de jogo próprio de Jorge Jesus, 6 anos, não são 6 dias.
O Treinador do SL Benfica acabou por dar a volta a um flagrante mau início de campanha e concluir o Campeonato com 29 Vitórias, somando 88 Golos, um exagero!
Para além disso, viu renovada a confiança junto dos adeptos que nem em todo o campeonato o apoiaram mas que no fim o abraçaram.
Para além disso, Rui acabou por levar o SL Benfica aos 1/4 final da Liga dos Campeões, algo que nenhum Treinador fez esta época.
Jorge Jesus acabou por ter o campeonato na mão, mas, o excesso de confiança deitou tudo a perder.

Não me querendo focar nas arbitragens ou se este foi mais beneficiado que aquele, o que interessa são as contas finais e essas sorriram a Rui Vitória.


Revelação do Ano
Poderia sem dúvida nomear Renato Sanches ou Miguel Silva, talvez André Silva e até Gelson Martins, mas, face a regularidade e destacar-se tanto, decidi nomear Diogo Jota.
O "Menino" que foi aposta de Jorge Simão e que apenas tem 19 Anos, já se encontra vinculado ao Atlético de Madrid, que não olha a meias medidas para contratar os bons talentos que Portugal vai mostrando.
Em 31 Jogos fez 12 Golos e mais umas quantas assistências, falhando por um ponto o objetivo do Paços, terminar no 6º lugar que daria acesso às competições europeias.
Este jovem tem um futuro pela frente mas mais que isso, espero que o talento que demonstrou não se acabe!

O meu plantel

Bem, para acabar eleger o meu plantel para esta época, peguei 23 elementos que para mim compunham o plantel ideal da época em termos do que foi a regularidade e jogos (nem todos devemos ter a mesma opinião):

GK: Ederson (Benfica)
GK: Miguel Silva (Vitória SC)
GK: Rui Patrício (Sporting CP)

DD: Ezequiel Schelotto (Sporting CP)
DD: Anderson Luís (Estoril)

DC: Jardel (Benfica)
DC: Rúben Semedo (Sporting CP)
DC: Ricardo Ferreira (SC Braga)
DC: Victor Lindelof (SL Benfica)

DE: Lucas Lima (Arouca)
DE: Miguel Layún (FC Porto)

MC: Renato Sanches (SL Benfica)
MC: João Mário (Sporting SC)
MC: Adrien (Sporting CP)
MC: Nuno Coelho (Arouca)

EE: Diogo Jota (Paços Ferreira)
EE: Nico Gaítan (SL Benfica)

ED: Rafa Silva (SC Braga)
ED: Salvador Agra (CD Nacional)

MO: Jonas (SL Benfica)
MO: Otávio (Vitória SC)

PL: Slimani (Sporting CP)
PL: Mitroglu (SL Benfica)


Em suma, a nossa Liga apesar de nos chatearmos, andarmos sempre às turras, é a nossa paixão, uma paixão conjunta onde o sentimento nutrido é por vezes de raiva ou revolta mas no fundo tem que ser necessariamente de união, até porque, é a nossa liga e só temos esta, há que a estimar!
Há quem faça Quilómetros atrás de Quilómetros atrás do seu clube e isso é de louvar.

A Liga NOS está de volta em Agosto com mais paixão e mais uma temporada...





domingo, 22 de maio de 2016

Procurar estabilidade!

 
Ser treinador do Vitória SC é um desafio exigente!
Hoje é noticiado o possível interesse do Vitória em contratar Jorge Costa como Treinador para assumir funções na próxima época.
Queria deixar bem claro que é necessário resolver esta questão, mas, com cabeça!

Estamos a falar do futuro do Vitória, pelo menos por um ano, portanto, é necessário perceber que uma escolha tem que ser feita com responsabilidade e com orientação, porque já se viu que tomar decisões à pressa, não dá bom resultado e isso já é de conhecimento geral.

Casos como Armando Evangelista, com uma época mal planeada logo desde início valeram-nos um possível acesso à Liga Europa e também um lugar no topo cimeiro da classificação, já que Conceição não chegou a construir a sua equipa e teve que se "agarrar" ao que tinha.
Claro que quando um Treinador não tem o "seu" plantel, não poderá incutir da melhor maneira as decisões que quer para ela.

O próximo Treinador do Vitória vai ter que ter estofo suficiente, não só para alcançar os objetivos mínimos de um clube como o Vitória SC, bem como, tentar conquistar algo mais e retomar os adeptos ao Estádio que procuram viver novamente bom futebol, mas para isso acontecer, ele também terá que ter o apoio da direção e ser consensual perante os adeptos, que estou certo, vão exigir respostas a uma época tão mal planeada como a anterior.



A cadeira de Treinador do Vitória SC não é só uma cadeira, é muito mais que isso, é a interação entre o plantel e Presidente/Dirigentes, é quem planeia a época, é quem acompanha a equipa dia a dia, é quem interage com os adeptos e lhes pede apoio nos momentos menos bons, é quem conhece os jogadores de tal forma que pode tirar o melhor deles.

Estamos perto de o conhecer e esperemos que traga sucesso porque a cadeira de Treinador anda demasiado "rodada" e o Vitória necessita logicamente de alguma estabilidade.

Em Frente Conquistadores...





terça-feira, 17 de maio de 2016

Éder, o Mortífero, a convocatória!

A seleção dos agentes
A convocatória da seleção nacional foi divulgada esta noite por Fernando Santos, dos 23 e o meu destaque vai naturalmente para Éder, o matador da frente de ataque de Portugal, aquele que marca golos de pontapé de bicicleta, trivelas e os centrais tremem com a sua presença e dão o jogo como perdido desde o apito inicial.

Tivemos também Bruno Cabeçadas Alves como escolhido um grande central (1,89 m).

A nossa seleção destaca-se pelas tranças inigualáveis de Renato Sanches, que em vez de poder contribuir para ao menos ganharmos os Jogos Olímpicos não, vai à seleção para estar sentado a aquecer o banco.

Por outro lado ficou de fora Ricardo Pereira, considerado 4º melhor lateral da Europa (damo-nos a esse luxo) o que não é para todos, realmente estamos em pé de igualdade com Alemanha, Espanha, Itália ou Inglaterra!

Hugo Vieira também vai ter que marcar golos na Playstation, já que Fernando Santos prefere observar os jogos pela televisão e jogos da Sérvia na televisão? Tá quieto. Fernando Santos já ouviu falar em Scouting? que tal acompanhar o que este avançado fez este ano? Ai Senhor Treinador da Seleção.

Os grandes beneficiados da noite acabaram por ser a Gestifute, Mascopo (Agente do Éder) e GT Talents World e o grande prejudicado foi sem dúvida a Proeleven no que toca a agentes.

Por estas e por outras, a minha seleção? Vitória SC.

Em frente Conquistadores!

terça-feira, 10 de maio de 2016

A nossa Liga...

A nossa Liga
Pedro Proença disse desde que chegou à LPF que queria dar um "abanão" na forma como a Liga tratava os clubes.
Pois bem, até hoje pouco ou nada fez...

Recordemo-nos das palavras frisadas a dia 16 de Abril:
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, disse hoje que "o organismo pretende valorizar o futebol nacional ao tentar aumentar o número das transmissões televisivas."

Pergunto para? e porquê? O que ganha o Futebol Português com isso, o que ganham os Estádios com isso? Só se for um vazio como é notório ao longo do campeonato.

Potenciar a marca de futebol profissional passa pela colocação das pessoas nos Estádios e não pela ausência das mesmas penso.

Diz Proença, "Esta edição da liga fica marcada por ser uma prova de grande competitividade, grandes jogos, muitos golos e um grande registo de assistências nos estádios".
Ora bem segundo as contas da Liga são mais de 3 Milhões de Pesssoas que vão aos estádios até agora, faltando uma jornada para se concluir o campeonato.
Pelas minhas contas fazendo o somatório dos 3 Clubes chamados "Grandes" estes levam mais de dois terços (Mais de Dois Milhões de adeptos) ao seu Estádio, sendo que os restantes apenas Vitória SC, SC Braga e Marítimo conseguem ficar acima dos 100 mil adeptos/ano no Estádio.

Se isto é uma prova de grande registo de assistências nos estádios, deixem que vos diga, estamos todos bem enganados.

Apenas mais um ponto interessante, esta ultíma jornada é marcada pela não colocação (ainda) dos horários a que se vão disputar as partidas da 1ª e 2ª liga no site oficial da LPF, mas, a SIC, curiosamente, já teve oportunidade de noticiar bem como as outras fontes noticiosas a que horas serão os jogos desta ultíma jornada, curioso!

A nossa Liga...

domingo, 8 de maio de 2016

A Nossa Formação!

Dá gosto ver jogar assim!
É verdade hoje tive oportunidade de ir acompanhar os bês em Alcochete e sejamos sinceros, contínuo sem perceber como é que jogadores como Dénis, Tyler Boyd, Raphinha, Rui Areias, João Pedro entre outros que poderia destacar não têm espaço na Equipa Principal do Vitória!

Muito sinceramente também ainda não os queria lá porque queria ver os Bês a salvo mas seria de toda a justiça vê-los no próximo fim de semana a jogar contra o Arouca como prémio pelo objetivo que ao contrário da Equipa A foi alcançado.

Não é que os da Equipa A não sintam o embelema nada disso, antes pelo contrário, Miguel Silva, Cafú ou Henrique Dourado bem como Otávio são exemplos, sentem, mas, agora sim está na altura de começar a organizar a casa para a próxima temporada!

E isso passa por começar a apostar na formação, em jogadores da Equipa B e valorizar o que de bom existe nas nossas equipas!

O nosso Vitória SC "B" dá mais gosto ver jogar que o Vitória SC.

Gostava de ver muitos deles a honrar o nosso emblema no próximo Ano e temos jogadores para o fazer!

Chega de jogadores como Victor Andrade que nem sabem respeitar quem lhes dá de comer!

Em Frente Conquistadores!

terça-feira, 3 de maio de 2016

Pedro Guerra - Clancy Wiggum

Uma espécie de Clancy Wiggum
Se por outra hora Bruno de Carvalho ousou de caracterizar João Gabriel como (Mister Burns) permitam-me caracterizar Pedro Guerra como Clancy Wiggum.

Mas já agora, quem é Clancy Wiggum?

Clancy Wiggum é o chefe de polícia da cidade de Springfield, da série animada Os Simpsons. Pode ser considerado como uma pessoa irresponsável, incompetente e corrupta. É o pai de Ralph Wiggum, o pior aluno da classe de Lisa Simpson. Clancy Wiggum é o Delegado do Departamento de Polícia de Springfield, o braço longo e atarracado da lei.

Ora Pedro Guerra encaixa-se perfeitamente neste perfil.

De acordo com o mesmo o Vitória foi subornado para ganhar o jogo na Luz, mas a verdade é que o Vitória SC ainda é uma instituição ao contrário de outras, digna e felizmente que não precisa de subornos para ter os títulos que obteve até hoje.

São poucos é certo, mas a verdade é que por vezes a qualidade e a verdade interessa bem mais que a quantidade!

O Vitória já se fez ouvir esta tarde emitindo um comunicado, onde se pode ler que irá em conformidade com a lei, notificando também que irá colocar um processo contra o mesmo, ao qual estou sem dúvida de acordo!

A corrupção existe toda a gente sabe disso, mas estou certo, não é para o lado do Berço, fica um pouco mais a baixo, no Sul do País e aqui o "Chefe Wiggum" vai ter que pagar pelos seus atos de difamação!

Em Frente Conquistadores!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Done It!

Done it!

Como eles se entregaram, como eles quiseram isto, em Portugal infelizmente isso seria impossível, devido aos fatores externos que todos percebemos todos os dias haver em Portugal.

A Cidade de Leicester está de Parabéns, pela 1ª vez a sua equipa venceu o Campeonato Inglês, um sonho tornado realidade.

Acredito que o meu Vitória SC um dia irá ser Campeão, quero sempre acreditar nisso, nunca serei adepto de resultados mas quando uma equipa se entrega e luta tanto por uma coisa, os sonhos realizam-se por mais que todos estejam contra!

Rendido, apaixonado pelos esforços desta equipa que provou ao mundo que os "Golias" também são derrubados!

Dom Afonso Henriques já conquistou Portugal uma vez portanto...

Em Frente Conquistadores!

domingo, 1 de maio de 2016

Sem teatros nem sonhos, pode ser realidade já hoje!


Sem teatros nem sonhos, pode ser realidade já hoje!


O Leicester desloca-se hoje a Old Trafford com a possibilidade de se tornar campeão pela 1ª Vez na sua História!

Cláudio Ranieri agarrou numa equipa sem estrelas e cresceu, cresceu, cresceu...e cresceu!
Apenas 3 Derrotas em 35 Jogos é de louvar a uma equipa que no início da época se pensava lutar pela não despromoção!

Mais que isso, é de puro encanto e beleza ver esta equipa a jogar futebol, um futebol suado, de honra à camisola, nota-se perfeitamente que eles não estão ali a trabalhar, estão a amar cada segundo do que estão a fazer e naturalmente quem ama o que faz, é e será sempre o melhor independente dos orçamentos que obtêm!
Gostava sinceramente só de ver metade deste amor nos jogadores do meu clube (Vitória SC) e sei que estaríamos a fazer um campeonato bem mais conseguido!

Casos como o de Vardy ou Mahrez não são feitos ao acaso, mas para mim, o jogador que mais sobressai é um tal de Kanté, pequenino e que faz quilómetros durante os 90 minutos, para além disso, ele é o ponto de equilíbrio da sua equipa, tanto no jogo defensivo como ofensivo!
Ganhar hoje no Teatro dos Sonhos não é nenhum teatro e muito menos um sonho, pode ser uma realidade já hoje!

Portugal poderia sem dúvida aprender muito mais com Inglaterra, pois ali, os estádios estão sempre cheios, os adeptos apoiam o clube da sua terra e mais que isso, existe sempre a possibilidade inequívoca das 20 equipas serem candidatas a lutar pelo título num ano e estarem a lutar por não descer no seguinte!